Regras sobre ventilação e Ar-condicionado nos ônibus durante o inverno

A legislação da ANTT estabelece critérios para a climatização e a renovação do ar nos veículos de transporte rodoviário de passageiros.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on facebook

Com a chegada do inverno, é comum surgirem dúvidas sobre o uso do ar-condicionado nos ônibus e a necessidade de manter a ventilação do ambiente. Afinal, viajar com as janelas fechadas é permitido? O sistema de climatização garante a renovação do ar?

De acordo com a Resolução ANTT nº 4.130/2013, que estabelece os requisitos para as características dos veículos utilizados no transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, todos os ônibus devem possuir um sistema de ventilação capaz de garantir a renovação completa do ar interno, no mínimo, 20 vezes por hora. A Expresso SB, conduz linhas intermunicipais, mas já se adequa a legislação.

Nos veículos equipados com ar-condicionado, o próprio sistema de climatização é responsável por realizar essa renovação. A norma determina ainda que esse processo deve ocorrer de forma uniforme em todo o interior do veículo, mesmo com portas e janelas fechadas e com o ônibus parado.

Na frota do Expresso SB, os ônibus já são equipados com ar-condicionado e, portanto, não há exigência legal para que as janelas permaneçam abertas durante a viagem.

Isso ocorre porque os equipamentos utilizados em ônibus rodoviários são projetados para promover não apenas o resfriamento ou aquecimento do ambiente, mas também a renovação do ar, proporcionando conforto térmico e qualidade do ambiente interno aos passageiros.

A legislação também prevê, caso o sistema de ar-condicionado apresente defeito, a empresa deve garantir a renovação do ar por outros meios, como a utilização das entradas de ar do veículo, escotilhas de teto ou outros sistemas que assegurem a ventilação adequada.

Essa medida busca preservar o conforto e a segurança dos passageiros até que o equipamento seja reparado.

Outro ponto previsto na regulamentação é a obrigatoriedade da manutenção preventiva dos sistemas de climatização. A limpeza, operação e controle dos equipamentos devem seguir a legislação específica, garantindo seu funcionamento adequado. No Expresso SB, a manutenção é realizada regularmente para garantir o bom funcionamento dos equipamentos.

Durante o inverno, manter o ambiente interno do ônibus climatizado contribui para uma viagem mais agradável.

Por isso, a Expresso SB segue as normas da ANTT oferecendo aos passageiros mais conforto, segurança e bem-estar em qualquer época do ano.

Viaje confortável. Viaje de Expresso SB!

Utilizamos o mesmo sistema que as empresas de cartão de crédito para que você possa comprar passagens com segurança.

© Expresso SB - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webdesigner Adriana Pereira